Atirador usou prédio vizinho; munição com “ANTI-ICE” foi encontrada e motivação ainda é investigada
Na manhã de quarta-feira (24), por volta das 6h40 (hora local), um atirador disparou contra uma instalação do ICE (Immigration and Customs Enforcement) em Dallas, Texas, resultando na morte de um detento e deixando outros dois gravemente feridos. O autor do ataque tirou a própria vida no local.
As investigações apontam que os disparos foram feitos de um prédio adjacente à instalação, atingindo uma van no sallyport (área de acesso seguro para veículos). Nenhum agente do ICE ou funcionário ficou ferido.
Detalhes sobre o autor Anti-ICE e evidências
As autoridades identificaram o suspeito como Joshua Jahn, 29 anos. Segundo autoridades, munições não utilizadas foram encontradas com inscrições “ANTI-ICE”, o que sugere motivação ideológica.
Ainda não há confirmação pública de ligação formal com grupos organizados. O FBI trata o ataque como um ato de violência direcionada.
Reações e medidas adotadas
Em resposta ao ataque, o Departamento de Segurança Interna (DHS) anunciou o reforço imediato da segurança em instalações ICE por todo o país. Políticos condenaram o ato: o presidente Donald Trump classificou o episódio de “desprezível” e fez críticas ao discurso contra o ICE. Também houve apoio diplomático, já que uma das vítimas é cidadão mexicano, segundo o Ministério das Relações Exteriores do México.
Motivo ainda sob investigação
Embora a inscrição “ANTI-ICE” nas munições indique um possível motivo político, até o momento as autoridades não divulgaram uma tese definitiva. Familiares disseram não ter conhecimento de posicionamentos políticos extremos por parte de Jahn.

